Como Comprar um Imóvel nos EUA

Aquisição de Imóveis nos EUA

Compradores Brasileiros
Não há impedimento na legislação americana para compra de imóveis por estrangeiros, seja este para moradia ou investimento. É importante salientar que os bancos e instituições financeiras estão se especializando na documentação e sistema brasileiro, devido ao grande volume de operações quem vem sendo realizadas. A aquisição de imóveis por estrangeiros a título de investimento é muito grande, mas há aqueles, que também compram com a intensão de morar com sua família, devido à excelente qualidade de vida que o país oferece. Dentre as opções disponíveis no mercado imobiliário americano temos:

·        
Duplex: 2 casas geminadas

·         Condos: Apartamentos
·         Townhouse: Casas geminadas onde 4 ou mais unidades estão anexadas uma a outra
·         Single Family: Casas familiares individuais
·         Land: Terreno ·         Farms/Ranches:  Fazendas
·         Espaços Comerciais
·         Espaços Industriais  

Processo da Compra
  Compradores Presentes

1 – Abertura de conta bancária
                É necessário cópia do passaporte (pagina 1 e 2), comprovante de residência do Brasil (3 meses) e um depósito mínimo de U$$ 100,00 (cem dólares);

2 – Definir o objetivo para a propriedade
·         Imóvel para locação de temporada ·         Imóvel para férias (uso pessoal) ·         Imóvel para locação de longo prazo (anual) ·         Imóvel comercial

3 –  Forma de pagamento

·        
À vista: É recomendado que o dinheiro já esteja em conta bancária nos EUA para facilitar a negociação e o processo de compra. Em negociações à vista, o vendedor requer um comprovante de renda para fins de segurança financeira da parte do comprador.
  É de extrema importância que os recursos para pagamento do imóvel estejam em uma conta bancária americana, para que o  fechamento seja o mais tranquilo possível.

·        
Financiado: Para que uma oferta seja feito em critério de financiamento, uma carta de pré-aprovação emitida pela instituição financiadora deve ser enviada junto com a oferta elaborada. Este documento mostra ao vendedor que o comprador interessado já aplicou para um processo de financiamento obtendo uma pré-qualificação.
Tendo isso, recomendo que o início do processo e envio da documentação necessária ao banco financiado seja feito o mais breve possível, para que o processo de aquisição do imóvel seja eficaz e seguro.

4 – Encontrar a propriedade ideal
O tempo para encontrar o imóvel desejado irá variar de acordo com o perfil de cada comprador e propósito decidido para o mesmo. Inicialmente é feita uma seleção de propriedades de acordo com as características do comprador e enviada para o mesmo para sua análise. Em seguida uma segunda seleção de 3 a 5 opções é feita para então agendarmos as visitas.

5 – Envio da proposta
Após encontrar o imóvel ideal, uma oferta é elaborada e enviada ao vendedor. Uma  oferta eficaz terá como base o valor das últimas propriedades de mesmo perfil vendidas na mesma área da propriedade desejada e no valor de mercado. Depois de enviada a proposta aguardamos a aceitação ou a uma contra-proposta.

6 – Aceitação da oferta
Se a proposta foi aceita, é necessário a realização de um depósito inicial de boa fé. Este depósito varia conforme o imóvel e será depositado em uma conta segura do cartório responsável pelo fechamento. O cartório (Title Company) é responsável por toda parte burocrática. Transferência de títulos, busca por penhoras, escrituras, registro de dados públicos, desembolso de fundos, etc.

7 – Inspeção do Imóvel
O contrato de compra está subsidiado a clausula de inspeção do imóvel, para solidificar o contrato de compra é necessário a inspeção do imóvel, que será feita por um profissional da área dentro de no máximo 15 dias após aceita a oferta. Contratado pelo comprador e recomendado pelo corretor este irá inspecionar o imóvel em sua integralidade por danos e condições físicas. A inspeção identifica problemas na estrutura do telhado, infiltrações, pintura, acabamento, funcionamento do ar condicionado e de todos os outros eletrodomésticos, encanamento, piscina, aquecedor de água, fechaduras eletrônicas etc.

8 – Fechamento
Na data de compra acordada em contrato para o fechamento, os fundos reservados para a compra do imóvel devem estar em conta no cartório, bem como todos os documentos finais assinados por ambas as partes. Os custos para o fechamento irão variar conforme a modalidade de pagamento, e as necessidades do cliente, mas ficam aproximadamente entre  4% a  6% do valor da propriedade. O prazo de fechamento médio para propriedades pagas a vista é de 15 a 30 dias e para propriedades financiadas o prazo é de no mínimo 45 dias.

Imóveis na planta:
para imóveis na planta não é possível a negociação do preço e oferta, o preço ofertado já o preço final do imóvel e as condições de pagamento variam de acordo com a construtora e a fase da construção.

Veja Também

Investir em Orlando

Investir no mercado imobiliário em Orlando, Flórida é um bom negócio, veja detalhes!

Ver Mais

Teste de dicas em portugues

Teste com portugues

Ver Mais